Dr. Mauricio Pereima

Publicado em 1 de fevereiro de 2013

Mauricio-PereimaO cirurgião pediatra Maurício Pereima, de Santa Catarina, começa o ano de 2013 com um novo desafio: ser Editor da Revista Brasileira de Queimaduras, que além de sua versão impressa, atrai mais de 500 leitores por dia através de sua página na internet. Apesar de ser uma atividade inédita, a experiência conta a seu favor. Na gestão 2011-2012 da Sociedade Brasileira de Queimaduras, dr. Maurício foi tanto Diretor Científico da entidade quanto Presidente do VIII Congresso Brasileiro de Queimaduras, o mais expressivo do gênero já realizado no país.

Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), dr. Maurício Pereima descobriu desde cedo seu interesse pela área de traumas na infância, e as queimaduras logo deixaram claro o quanto eram comuns entre as crianças. “O reconfortante, neste trabalho, é que as crianças vítimas de queimaduras ainda vão crescer e se desenvolver, o que permite modular a resposta cicatricial, o que não é o caso entre os adultos. Mesmo em situações de queimaduras agudas extensas, as crianças têm uma resposta satisfatória ao tratamento, pois eram saudáveis previamente, ao contrário dos adultos que muitas vezes já trazem um histórico de doenças crônicas, degenerativas e infecções”, avalia.

Além da Residência em Cirurgia Pediátrica no Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis, o dr. Maurício Pereima cursou Mestrado e Doutorado em Técnica Operatória na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e ainda Especialização em Educação Médica, na Fundação Getúlio Vargas. Apesar de todas as demandas profissionais e acadêmicas, sua atuação corporativa nunca ficou de escanteio. Paralelamente aos cargos ocupados na SBQ, é membro da Diretoria Nacional da Sociedade Brasileira de Cirurgia Pediátrica. Já foi diretor da Associação Catarinense de Medicina (ACM), chefe do Departamento de Pediatria e Coordenador do curso de Medicina na UFSC.

Desde 1990, dr. Maurício Pereima é Chefe da Unidade de Queimados do Hospital Infantil Joana de Gusmão, unidade de Alta Complexidade credenciada pelo Ministério da Saúde e referência na área para todo o estado de Santa Catarina. Há dois anos, também assumiu a Coordenação do ambulatório de queimaduras do Núcleo de Atenção à Saúde (NAS) Unimed, em Florianópolis. Na área acadêmica, é professor do Departamento de Pediatria na Unisul e na UFSC, onde orienta pesquisas em nível de graduação e pós-graduação voltadas ao Tratamento agudo de crianças queimadas e uso de substitutos cutâneos.

Associado Destaque: Janeiro/2013


Comente no Facebook

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>