Sra. Mira Falchi

Publicado em 9 de janeiro de 2013

Mira-FalchiPresidente do Instituto Pró-Queimados, a sra. Mira Falchi é associada à SBQ desde 1998, tendo sido desde então responsável por parcerias de sucesso entre a entidade que comanda e a Sociedade de Queimaduras. Em 2012, por exemplo, o envolvimento do IPQ foi essencial para a implantação, no Brasil, do 1º Curso de Especialização em Queimaduras, regulamentado pelo Ministério da Educação (MEC) e desenvolvido na Escola Paulista de Medicina, a Unifesp.

Responsável por contribuições contínuas e significativas à causa dos queimados, a sra. Mira Falchi passou a atuar na área movida por uma experiência familiar. “Essa vivência mostrou o árduo caminho percorrido por uma pessoa queimada, não só quanto ao sofrimento físico, mas também pelas dificuldades de acesso aos recursos de tratamento especializado, que são poucos e muito caros”, lembra.

A partir daí, a sra. Mira tomou a decisão de lutar por uma ONG com atuação nacional, formada por especialistas e por familiares das vítimas, com atuação especial na reinserção social dos queimados, na reabilitação física e psicológica pós-alta hospitalar. “Os números relacionados às ocorrências de queimaduras impressionam, sendo que a maioria pertence à famílias carentes, com pouca ou nenhuma condição de seguir adequadamente o tratamento. Este é o nosso público-alvo, e nosso desafio é manter e ampliar o trabalho”, observa.

A assistência prestada pelo IPQ é desenvolvida na Unidade de Atendimento Social da entidade. Além deste trabalho, o Instituto também atua na prevenção de acidentes, realizando campanhas dirigidas para crianças, jovens, pais, professores e agentes de saúde.

Associado Destaque: Dezembro/2012


Comente no Facebook

comentários