Dra. Zeneide Alves de Souza

Publicado em 30 de outubro de 2012

dra-zeneida-alves-souzaCirurgiã plástica recentemente aposentada do serviço público, onde atuou por 54 anos, dos quais 20 no Magistério e 34 na área da Saúde, a dra. Zeneide Alves de Souza é uma das maiores defensoras da qualidade do atendimento prestado às vítimas de queimaduras no estado do Amapá.

Atuando na área desde 1981, dra. Zeneide foi médica, supervisora, diretora do Pronto-Socorro, diretora do Hospital de Especialidades, chefe do CTQ e Secretária de Estado da Saúde no Amapá (neste cargo por um período de três meses), tendo se destacado pela luta em prol da fundação do Centro de Tratamento de Queimados, em Macapá.

Hoje o CTQ conta com seis leitos Adultos e dois Infantis e compartilha tanto o centro cirúrgico quanto a equipe multiprofissional com os demais pacientes do Hospital de Emergência, onde está instalado. Mas isso não impede que responda a uma demanda de 350 a 400 pacientes / ano, com índice de mortalidade inferior a 1%.

Mobilizada e atuante, a dra. Zeneide integra a Câmara Técnica de Queimaduras do Conselho Federal de Medicina e fundou, por iniciativa própria, o Centro de Voluntariado da Amazônia, que hoje conta com mais de 100 profissionais atuantes, incluindo dentistas e fonoaudiólogos. Merecedor de um prêmio de Humanização do SUS, o Centro de Voluntariado oferece palestras, assistência social e promove eventos para divulgar as formas de prevenção a traumas comuns na região, como as queimaduras e o escalpelamento.

Graduada em Medicina pela Universidade Federal do Pará, com especialização em Cirurgia Geral pela Fundação Getúlio Vargas e em Cirurgia Plástica pela Santa Casa de Misericórdia, ambas no Rio de Janeiro, dra. Zeneide buscou ainda outras capacitações para atuar no serviço público, incluindo cursos de Medicina do Trabalho e Administração Hospitalar. Hoje atua na iniciativa privada e seu sonho é ver a disciplina Prevenção (de acidentes, ao uso de drogas, à gravidez precoce, à pedofilia, etc) incluída na grade do Ensino Fundamental.

Associado Destaque: Outubro/2012


Comente no Facebook

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>